quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

mais brilhante que a fênix

viktor vasnetsov. Poderia escrever mil linhas. Mas nenhuma retrata tão bem quanto uma imagem.

"O tapete voador" de viktor vasnetsov. Óleo sobre tela, 1880.

Em meu coração sempre pulsou o rpg. Li o post de lyra sama e cá comigo não consigo imaginar outra imagem que mais me lembre rpg.

A lanterna que o personagem central da figura usa enclausura uma fênix (o que por si só já remeteria a centenas de metáforas e milhares de crônicas).

No canto inferior esquerdo da tela, vemos três corujas, talvez uma referência as hécataes, as três deusas/bruxas que também são uma só.

Em baixo no segundo plano um rio que corta uma floresta morta. E o portador da lanterna vestido como um príncipe viajante. Um príncipe que "vence" a morte (?).

Sua obra e toda baseada em uma visão mitológica e histórica de seu povo e com um acentuado cunho religioso. O bom viktor era uma criança muito imaginativa. Nasceu pelos idos de 1848 numa aldeiazinha chamada vyatka. Seu pai era um herudito, tinha conhecimentos de filosifia, religião (era o sacerdote local), mitologia e ciências naturais.

Certamente as frias tardes de viktor eram dominadas por dragões voadores e senhores de sonhos e pesadelos. Em essência, viktor jogava rpg e não sabia!

O que é o rpg senão um doce e inquietante exercicio de sonhar? Certamente é dificil retratar da forma magistral como ele o fez. Mas em nossas mentes e em nossos corações, o febril encanto de ter a vida diante de seus olhos, dos mistérios de cavernas ou das promessas do calabouço serão sempre mais brilhantes que a fênix! Talvez isso encante, talvez seja só tolice, mas eu arriscarei sonhar com tolices.

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso me faz lembrar que a muito tempo não jogamos rpg!

thiago hakai-so disse...

eu lembro disso a cada dia árido!

Anônimo disse...

hohoho!

Interferência disse...

Por que nomes próprio estão com letras minúsculas? Algum motivo onírico-revolucionário para a exclusão da caixa alta?


E vejo RPG como evasão mental. Sonhos se incluem nisso, mas há mais.

thiago hakai-so disse...

O oceano não é somente água, nem somente vastidão, nem mesmo somente sal. Há mais no rog claro, é uma experiência pessoal, mas os sonhos são sua matéria, a imaginação e a fantasia, isso é que o compõe!

Quanto aos nomes, dá uma olhada lá no "da síndrome" rs.

thiago hakai-so disse...

ps.: procura o post da síndrome das "letras pequenas"