quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Os três samurais que leio. (parte um de três)


Os samurais (jap: 侍) serviam como soldados da aristocracia do Japão entre 1100 e 1867. Com a restauração Meiji a sua era, já em declínio, chegou ao fim. Sua principal característica era a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a katana.

Levando em consideração a definição acima (retirada da santa Wikipédia) eu começo a analisar Vagabond, Blade, Samurai X e o contexto de cada um deles.

Começarei com Samurai X (Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan; るろうに剣心 - 明治剣客浪漫譚, Kenshin, o andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji) apenas porque tenho vontade de começar por ele!.

Do desenhista e roteirista Nobuhiro Watsuki, a série foi publicada na Shonen Jump (casa de Dragon Ball, YuYu Hakusho, Yu-Gi-Oh!, One Piece, Naruto, e mais recentemente Bleach e Death Note.) e teve um respeitado sucesso.
Ela (a história) se passava no começo da era Meiji (época que decretou o fim dos samurais) e mostrava a difícil vida de Kenshin Himura que tentava a todo custo e sem sucesso não usar a sua katana novamente.
Kenshin era um espadachin renomado que adquiriu, apesar da pouca idade, uma lista fodônica de mortes nas costas. Ele foi considerado uma das engrenagens fundamentais que fez girar a vontade dos monarquistas e mesmo saindo vitorioso... se arrependeu do que fez! Huehahahahaha! Por favor! Se não queria matar, por que virou assassino? A-S-S-A-S-S-I-N-O. A palavra define bem!

Pois bem. Ele se arrependeu afinal e viu que não era por aí: matar, matar e matar. O que ele fez então? Fora o juramento ele tratou de arranjar outra espada (Isso mesmo. Outra espada.), mas que dessa vez não cortava, apesar de causar uma baita cicatriz automática. Ele deixou de ser encrenqueiro e passou a viver pacificamente, mas ai daquele que tocasse na sua espada!
O legal aqui é que fatalmente o passado voltou a bater nas portas do maravilhoso faz de conta que o nosso retalhador criou: viver pacificamente! E cobrou caro! Era um inimigo super-escroto atrás do outro!

Kenshin, eu tenho uma coisa pra te dizer: “No campo de batalha o único vivo é aquele que matou!”. Ou seja, sair por aí pulando e achando que um inimigo, que assim como você é um assassino, vai fazer o mesmo, é uma atitude bem fraca. Fora que na minha opinião, se por algum acaso do destino a era Meiji não viesse para banir o uso da espada, o Kenshin continuaria a usá-la furiosamente. Era isso o que ele sabia fazer de melhor e convenhamos... Ele até queria se redimir dos pecados, mas não com a sua morte!

Seus inimigos que o digam!

Valeu Kenshin! Gostei de ler o seu mangá e assim como você cansou de fazer, esse texto aqui foi falado todinho durante uma batalha épica ultra veloz! xD

o/


3 comentários:

Anônimo disse...

o ova eh melhor...
tem mais sangue e violenciaa
Mallldaaaddeeee... de verdade!
xD

thiago hakai-so disse...

É isso ai lyra-sama! Concordo contigo! Essa frase resume tudo, "no campo de batalha o único vivo, é aquele que matou!", Tá mais que certo!

O kenshin buscava espiar a culpa pelo governo corrupto que trouxe e as mortes que causou. E se o governo fosse perfeito? As mortes seriam então justificáveis? Ele é egoísta o suficiente pra determinar seu julgamento apenas pelos seus próprios conceitos?

Ele usou a espada dele pra levantar o regime, e agora discordando do regime, ele simplesmente se nega a usar a espada dele pra derrubá-lo??? Inadimissível! Isso é faz-de-conta!

Em uma palavra: "AKUSOKUZAN!"

Agora podia ter colocado uma imagem de alguém usando uma espada japonesa pra falar dos samurais que lês né?

E a imagem do noburiho watsuki tá ótima! Sempre achei ele meio pulha como mangaká! Poxa esse negócio de viver pedindo desculpas pelo que desenha é chato, e além do mais, ele estragou personagens como o raijuuta (nunca canso de dizer isso)

Anônimo disse...

nunca vi o ova... T.T Mas o mangá sem dúvida marcou! Tenho todos! Hehhehehe! acho q foi umas das primeiras coleçoes em minha vida que completei!

olha... eu até queria colocar uma foto do kenshin, mas tava com sono e só achei aquela legal! mas vou colocar uma dele depois!

o/