sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

tiros e gritos portatéis

Já que lyra-sama comentou...


"A massa branca vai ganhando contornos a medida que corremos, mas ainda é dificil identificar algo. Aquilo pode ser um moinho velho sendo movimentado pela tempestade, ou talvez algo bem mais letal. *** Nossos passos agora são cautelosos. Somos cinco, eles confiam em mim. Diante de nós os contornos de telhados cobertos de neve, caminhões destroçados, e buracos de explosões vão começando a ser tornarem referencial em nosso campo de visão. A tempestade piora. Tem alguma coisa lá ao fundo. Parece maior que um caminhão de suprimentos, podemos estar com grandes problemas, vamos avançar. Droga! Um maldito grupo de reconhecimento! Agora estamos sob fogo pesado, a frente e direita. Vou começar com granada e tentar tomar a posição da direita que tem uma linha de fogo mais indireta. Se aquela coisa lá na frente for um panzer e começar a se mover antes de nós, acabou!"
***

Esse é o clima em "medal of honor - heroes" um e dois (ambos pra psp). No primeiro somos convidados a calçar os sapatos de vários hérois da série. Alguns extreantes, outros velhos conhecidos como o tenente patterson (lembram? A fase do desembarque na normandia, ainda na euforia de resgate de soldado ryan?). O jogo possui um quadro de sistemas de missões por paises, são eles: itália, holanda e por fim bélgica, em cada pais controlamos um "héroi" diferente. Os desafios são bem animadores e as missões bastante diversificadas. O que fica devendo é a estrutura do psp, que se utilizado por muito tempo causa muitas dores nas mãos (mas isso é um problema do psp e não do jogo, mas não deixa de ser um contra em longas horas de jogo), mas desde jogabilidade até mesmo a história como um todo é muito interessante, inclusive com missões extras que incremetam a trama. O sistema multiplayer também promete bastante.

Mas as grandes mudanças de sistema de jogo estão guardadas para a seqüência do título. Os gráficos poderiam melhorar mais, a "AI" dos soldados inimigos decepciona um pouco (é muito semelhante a do primeiro). Todavia a dificuldade é aumentada e a tensão é repassada do jeito correto! A primeira inovação foi retirar os famigerados "lifes". Você ainda é capaz de se recuperar de ferimentos, mas pra isso, precisa ficar um tempinho parado e esperar que seu corpo haja (da situação mais critica à normalidade algo em torno de 15 segundos). A medida que você vai sendo alvejado por tiros, estilhaços de granadas, pratos, pias e o que mais eles conseguirem jogar me você sua visão vai se tornando avermelhada na borda, primeiramente tênue, mas a medida que passa, um vermelho forte que faz você perder a visão periférica e ainda torna seu campo de visão extremamente limitado. A munição não é tão farta assim e os objetivos secundários (se você desejar conseguir a medalha de ouro por missão eles são importantes) tem que ser descobertos a medida que você avança (é isso mesmo, pode dar adeus aquele pontinho no radar), por isso tem que prestar atenção no briefing de cada missão e procurar.

A morte está a espreita em qualuqer canto. Uma única grande missão dividida em etapas deixa você colado na telinha do psp até o final! Vale muito a pena as dores na mão!

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