sábado, 12 de janeiro de 2008

Os três samurais que leio (parte dois de três)


Vagabond (バガボンド, Bagabondo) é um mangá japonês criado por Takehiko Inoue, baseado no livro "Musashi", de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi (宮本武蔵, Miyamoto Musashi 1584–1645).

Musashi foi um ronin que sempre buscou o aperfeiçoamento da sua habilidade com a espada e o aperfeiçoamento espiritual, muito da parte espiritual devido a forte “persuasão” exercida pelo monge “cool” Takuan — “Se você olhar apenas a folha, não enxergará a árvore. Se olhar apenas a árvore, não enxergará a floresta...” —.

Sua vida (até então, visto que o mangá não terminou) sempre foi marcada por traumas e lutas violentas e mortais. Rejeitado por sua mãe, odiado pelo pai. Takezo, seu nome antes de se tornar Myamoto Musashi, precisava lutar todos os dias e de forma literal para viver sob o mesmo teto que Shinmen Munisai, seu pai.

Do mangá para a vida real, a relação de pai e filho é diferente. No mangá, após pai e filho serem abandonados pela esposa e mãe, a relação entre os dois passa a ser insuportável. Os momentos em que eles ficaram a um fio de distância de se matarem foram inúmeros. Já na vida real é sabido que Musashi buscou vingança sobre todos aqueles que pertenciam à família cujo membro matou seu pai, o clã Yoshioka. Diferente do manga, Musashi viveu a sua infância em um orfanato e seguindo o seguinte pensamento: “não viverás sob o mesmo céu com inimigos de teus pais”, cresceu e se tornou “o santo samurai”, alcançando fama por todo o Japão. No mangá quando vemos o protagonista em sua fase adulta, mesmo depois de abandonar seu antigo nome e tornar-se um ronin, Munisai ainda era o maior rival de Musashi. Munisai ganhou o título de “o invencível”, título este que o filho perseguia. Mas diferente de seu pai, ele percebeu que ser o mais forte não era o todo e sim parte dele.

“Se você olhar apenas a folha, não enxergará a árvore. Se olhar apenas a árvore, não enxergará a floresta...”

Vagabond vai além de duelos mortais. Sua linguagem visual é forte no sentido que te joga em um mundo de sonhos e ao mesmo tempo palpável, carregado de significados implícitos e lirismo. Mas ao mesmo tempo é suave no sentido de que muito de que se entende da leitura vem de interpretações pessoais sobre as “dicas” que são dadas ao longo da história sobre a personalidade e o contexto onde cada personagem está encaixado.

Musashi tinha quase dois metros de altura, era desleixado, criou um estilo de luta e viveu até os 61 anos (sendo que atingiu a maior parte dos seus objetivos aos 30). Mais do que um simples samurai, Musashi cultivava a arte em seu espírito e a expressava em forma de trabalhos artesanais, livros, poemas, figuras etc. Seu nome é conhecido até os dias de hoje e sua doutrina é seguida por muitos.

Acho que acabei analisando além do mangá! Mas quem se importa!? xD

o/

5 comentários:

Interferência disse...

Falando nisso... alguma novidade nas bancas? Tá saindo aquela edição de luxo?

Anônimo disse...

tá saindo, mas ainda falta uma longa estrada a ser percorrida! ¬¬

o/

thiago hakai-so disse...

lyra-sama! Tá firme o texto! lamento muito que tenha acontecido isso com o mangá... achei muita sacanagem isso... pessoas que colecionam como nós vãoter que comprar os dois modelos (e estragar a coleção) ou então comprar tudo de novo! Muita sacanagem!

Mas a análise ta mt boa! Em todos os aspectos o estilo de musashi ainda é vivo no kendo moderno. E se formos oplhar a improtância de musashi no kendo pode ser compomrada a de anotsu na unificação do estilo (o itto ryu é a base do kendo moderno)

Anônimo disse...

Só para não dizer que há favoritismo, estou eu aqui comentando no seu texto, Lyra...
Como eu não li o mangá, só posso dizer que a história me parece bem interessante... hehehe
Falando sério, a descrição tá muito legal. Principalmente por ir além do mangá. Mas eu não sei se gostaria de começar a ler... Só pelo simples motivo de que, pelo que entendi, pararam de publicar. Do jeito que sou curiosa, ia ficar desesperada para conhecer o final...rs
bjos a todos

Anônimo disse...

foi uma pausa forçada. Pararam com o modelo de publicação normal para dar lugar a um modelo de luxo definitivo.

Mas assim que o modelo de luxo alcançar o ponto onde o outro modelo parou... Vou continuar a comprar. Até lá vc pode ler os 44 volumes anteriores... ^^

o/